Noticias
Voltar
Prefeitura treina voluntários para ações de Defesa Civil
Prefeitura treina voluntários para ações de Defesa Civil

A Prefeitura de Curitiba certificou nesta terça-feira (1) um grupo de 72 alunos do 1º Curso de Municipal de Voluntários da Defesa Civil, promovido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). "Muitas pessoas nos procuram com boa vontade para colaborar e não sabem como fazer. Agora começamos a preparar essas pessoas para contar com o apoio delas em situações diversas, de emergências a campanhas educativas, ou mesmo apoio em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014', afirma o Secretário Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.


O primeiro grupo de voluntários é formado por profissionais de entidades públicas e privadas, de profissões diversas, que se cadastraram na COMDEC. Eles receberam oito horas de treinamento de julho a setembro, sobre estruturas de Defesa Civil; noções de socorro em emergências, como incêndios ou enchentes; relatos sobre efeitos das mudanças climáticas; e ações de prevenção, preparação e resposta de Defesa Civil.


"Foi muito bom. É como fazer uma reciclagem de conhecimento e aprender técnicas novas para complementar o que eu já faço normalmente", disse a enfermeira Sibele Chenisz, que trabalha em uma empresa de remoções e foi voluntária nas ações para ajudar aos desabrigados das enchentes em Santa Catarina, em 2008, ajudando a separar os medicamentos que seriam enviados às famílias desabrigadas.


Os voluntários que fizerem o curso irão ajudar na estruturação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). "Queremos que o voluntário participe, porque ajuda a legitimar o processo e incentiva outros cidadãos comuns e dá mais efetividade ao processo na comunidade", afirma o Inspetor Nelson de Lima Ribeiro, Coordenador Técnico da Defesa Civil de Curitiba.


Em 2010 serão formadas novas turmas para o curso de voluntários. Para participar do curso é necessário cadastrar-se, acessando a página da Defesa Civil Municipal na internet (http://www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br/). A pessoa receberá uma mensagem sobre o que poderá ser feito para colaborar, quando necessário.


Atualmente a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil tem 500 pessoas cadastradas. A Secretaria da Defesa Social irá fazer um georeferenciamento desses voluntários para saber as habilidades específicas das pessoas em cada região da cidade que poderão ser chamadas para colaborar em diferentes tipos de eventos.


Também podem ser cadastradas entidades e empresas, porque o curso pode ser ministrado, sem custos, para grupos.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná