Noticias
Voltar
Capacitação em primeiros socorros para educadores de creches

Foto da Capacitação em primeiros socorros

Educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura estão recebendo treinamento em primeiros socorros. O curso é resultado da parceria entre as secretarias da Defesa Social e da Educação com o objetivo de capacitar os educadores para que saibam realizar os procedimentos básicos em caso de emergência.


Na aula realizada nesta segunda-feira (16), no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, cerca de 30 educadores receberam instrução de abordagem primária, retirada de capacete, rolamentos, colocação e transporte em tábua e manobra de Heimilich (desobstrução de vias aéreas).


"O objetivo é passar aos educadores o que deve e o que não deve ser feito em uma emergência. São manobras técnicas simples, mas que podem salvar vidas", destaca a guarda municipal e instrutora do curso Eliane Hirt Muller.


O curso de 20 horas/aula inclui teoria e parte prática. Os educadores se encontram diante de simulações que retratam a realidade, obrigando a execução das técnicas aprendidas em momentos de pressão.


"Existem muitas pessoas que são bem intencionadas, mas poucas que são preparadas. Com as aulas práticas, os educadores chegam o mais próximo da realidade e saberão agir quando estiverem diante de uma situação de risco real", diz o guarda municipal e também instrutor Jaime Lopes.


O educador Márcio Calmo da Silva, 39 anos, do CMEI Bracatinga, no Pilarzinho, era o único homem do grupo. Responsável por uma turma de 26 crianças de 2 e 3 anos, Márcio observou atento as instruções repassadas pelos instrutores, pois será o responsável por transmitir as informações aos colegas de unidade.


"Tudo que estou aprendendo aqui irei multiplicar aos colegas nas reuniões pedagógicas. A gente sempre torce para que nada aconteça. Mas, se ocorrer, é preciso estar preparado", diz Márcio.


Para a educadora Gisele Cristina Chaves, 39 anos, do CMEI Jardim Gabineto, no CIC, o curso é mais uma forma de esta preparada para agir em situações de risco. Há quatro anos, antes de se tornar educadora, fez o mesmo curso. Agora, trabalhando diariamente com 22 crianças entre 1 e 3 anos, Gisele resolveu aproveitar a oportunidade para relembrar os conceitos.


"Com o curso, eu me sinto mais segura, mais confiante para poder agir caso ocorra algo. O principal é manter a tranquilidade e realizar os procedimentos básicos até o serviço médico chegar", afirma Gisele.


O curso de primeiros socorros para educadores começou em 2008. São oito turmas por ano com a intenção de capacitar os profissionais dos 171 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná