Noticias
Voltar
Defesa Civil promove 3º curso de primeiros socorros para voluntários

Projeto Conhecer para Prevenir

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba (Comdec) promoverá no próximo sábado (28) a o curso prático em primeiros socorros para voluntários. O treinamento será realizado em uma chácara na Estrada do Cerne, 1.100, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana. Essa será a terceira turma do ano e irá contar com 60 voluntários. Em 2010, cerca de 180 voluntários já realizaram o treinamento.


Ao longo de 10 horas/aula, os voluntários vão encontrar situações semelhantes a que podem ocorrer em momentos de emergência. O principal objetivo é preparar os voluntários para agir na prestação de socorro.


"O curso é 90% prático. Isso é fundamental para que os voluntários se deparem com situações de emergência e saibam como agir. Todos os momentos do curso são simulações de acidentes. O grau de realismo é tanto que as pessoas que representam as vítimas são maquiadas como se estivessem acidentadas", enfatiza Guarda Municipal Eliane Ferreira Muller.


Durante o treinamento deste sábado, a equipe Defesa Civil formada por quatro Guardas Municipais e seis socorristas irá realizar duas simulações de acidente. Pela manhã, a situação irá caracterizar um acidente envolvendo automóvel e ônibus quando os voluntários terão que retirar as vítimas do interior dos veículos.


À tarde, a simulação será de um acidente dentro da mata. Neste caso, os voluntários farão o resgate e transporte das vítimas em terreno de difícil acesso.


"Graças ao treinamento, quando acontece alguma situação de emergência, a Defesa Civil pode contar com essas pessoas que estão preparadas para ajudar", diz Eliane.


Atualmente a Defesa Civil Municipal conta com 1.611 voluntários cadastrados. Para se tornar voluntário, os interessados devem acessar o site da Defesa Civil (www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br) e entrar no link Cadastro de Voluntários, na parte superior da página.


O curso tem o apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento, Associação Pró Hulman e das empresas Kraft Foods, Renner e Comércio de Frutas Régis.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná