Noticias
Voltar
COI Treinamento aos Gaurdas Municipais

COI Treinamento aos Gaurdas Municipais

Descer de rapel de um paredão de 45 metros, ao lado da cachoeira do Parque Tanguá. Essa foi a atividade de 20 guardas municipais na manhã desta sexta-feira (15). O treinamento faz parte do curso prático de atendimentos em incidentes.


As técnicas repassadas aos integrantes da Guarda Municipal já fazem parte dos treinamentos previstos para a Copa 2014. "Os guardas ficam preparados para agir em incidentes tanto hoje ou durante o Mundial", explicou o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba.


Nesta etapa, 150 guardas municipais participaram do curso e receberam noções sobre incêndios florestais, socorros de urgência, como identificar artefatos explosivos, salvamentos aquáticos, operações com embarcações e rapel.


O objetivo desse treinamento é capacitar os Guardas Municipais, para que quando preciso os mesmos possam auxiliar o Corpo de Bombeiros em uma situação de resgate em altura ou salvamento aquático, por exemplo, uma vez que o Guarda saberá como agir e utilizar determinados equipamentos.


Este projeto começou no início deste ano em uma primeira etapa, com a formação de 243 Guardas Municipais, divididos em 10 turmas.


"Na primeira vez que desci deu medo de olhar para baixo, depois você fica mais tranquila. Quando chega lá embaixo dá vontade de descer novamente. Os equipamentos são muito seguros e os instrutores passam muita confiança", disse a guarda municipal Eliane Lima nunca havia feito rapel antes.


Pronasci


O curso é realizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A Secretaria Municipal da Defesa Social apresentou o projeto de capacitação e as verbas para o curso foram liberadas. Uma empresa especializada em rapel e salvamento em incidentes foi contratada para dar o treinamento aos guardas municipais


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná