Noticias
Voltar
Governos estadual e federal conhecem projetos de Curitiba

Governos estadual e federal conhecem projetos de Curitiba

Os projetos de segurança comunitária implantados pela Secretaria de Defesa Social nas escolas e creches de Curitiba devem servir de modelo para outros municípios paranaenses e até de outros estados.


Na tarde desta quarta-feira (27), representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria de Estado da Educação e da Defesa Civil do Paraná estiveram em Curitiba e acompanharam na Escola Professor José Vanderlei Dias, no Barreirinha, a apresentação dos projetos "Conhecer para Prevenir", "Teatro de Fantoches", "Guarda Mirim" e "Novo Acorde".


As atividades tiveram início com exercício de simulação de incêndio, no qual alunos, professores e demais servidores evacuaram a escola.


De acordo com o secretário de Defesa Social, Nazir Chain, o fato dos governos estadual e federal estarem interessados nos programas desenvolvidos em Curitiba só confirma o sucesso do trabalho. "Para nós é motivo de grande orgulho saber que a Guarda Municipal e a Defesa Civil implantaram estes programas educacionais, que agora podem servir de base para outras cidades", afirma.


Depois de quatro anos de implantação, o programa Conhecer para Prevenir já funciona em 148 equipamentos da Prefeitura de Curitiba, entre escolas, creches, faróis do saber e escolas especiais.


O programa tem o objetivo inserir nas unidades educacionais noções de defesa civil e práticas de prevenção contra acidentes e outros tipos de emergência.


O coordenador de projetos da Senasp, Muriel Mendonça, confirmou a intenção de levar a outros estados as práticas desenvolvidas na capital paranaense. "Pelo que vi, Curitiba tem vasta experiência em prevenção e tem tido ótimos resultados, que podem ser copiados por outros municípios", explica.

O assessor especial para assuntos da Defesa Civil Estadual, major Jaime Antonio de Souza, diz que a comunidade escolar deve estar preparada para enfrentar situações de risco. "A Secretaria Estadual da Educação pediu à Defesa Civil preparasse as escolas para lidar com situações emergenciais. Por isso estamos recorrendo a Curitiba, que já tem este trabalho", finalizou

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná