Noticias
Voltar
Forças de segurança se qualificam para Copa em Curitiba

Forças de segurança se qualificam para Copa em Curitiba

Os participantes do curso de Resgate em Atendimento Pré-Hospitalar Tático receberam, na manhã desta quarta-feira (18), em cerimônia realizada no auditório da Polícia Federal, os certificados de conclusão da qualificação.


Cerca de 60 representantes das forças de segurança municipais, estaduais e federais foram treinados para executar atendimento pré-hospitalar em situações de alto risco, de emergência e principalmente durante ações onde haja policiais feridos a serem resgatados.


O curso, que faz parte da preparação da capital paranaense para receber os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, foi desenvolvido pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Curitiba (Comdec).


"Independente da farda que se usa, todos estão de parabéns. Gostaria de agradecer, em nome do prefeito Luciano Ducci, todas as forças de segurança que investiram na qualificação. Em situações adversas, só podemos contar com nós mesmos. Por isso, temos que nos qualificar", afirmou o secretário de Defesa Social, Nazir Chain.


Foram capacitados homens do Exército, Polícia Federal, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfico Aéreo (CINDACTA II), da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil e servidores do Tribunal de Justiça do Paraná. O curso teve uma semana de duração e foi dividido em aulas teóricas e práticas.


O superintendente regional da Polícia Federal, Rosalvo Franco, destacou a importância da parceria. "Este contato entre as forças de segurança é fundamental pra quebrar barreiras e trabalharmos cada vez mais de forma integrada. Esperamos participar de outros cursos", disse.


Além do atendimento pré-hospitalar, foram repassadas táticas policiais de localização e orientação, e treinamento de resgate a policial ferido.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná