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Túnel para evitar cheias tem capacidade de armazenagem de 10 piscinas

Túnel para evitar cheias tem capacidade de armazenagem de 10 piscinas

A Prefeitura de Curitiba está concluindo a primeira seção do novo túnel subterrâneo em obras no Bigorrilho. O novo sistema de drenagem da cidade, que usa tecnologia japonesa e australiana, terá capacidade de armazenagem de 10 piscinas semiolímpicas. Isto equivale à contenção de mais de 2 milhões de litros de água, a uma profundidade média de 10 metros."Esta obra vai acabar com os pontos de alagamento da região e melhorar o sistema de drenagem de um dos afluentes do rio Caranguejinho", diz o prefeito Luciano Ducci.

As equipes estão colocando as placas de aço de 2,4 metros de diâmetro, em construção a uma profundidade que varia de 8 a 12 metros. Estão em construção 354 metros de galerias para o rio Caranguejinho, cujo investimento é de R$ 2,1 milhões. O novo sistema de drenagem tem baixo impacto na estrutura viária, porque usa técnicas de escavação similares as de um metrô. Além disso, transforma a galeria pluvial em um grande "piscinão" subterrâneo, que retém a água evitando alagamentos na região.

"Esta é uma obra diferenciada, que usa tecnologia do Japão e da Austrália para solucionar pontos de alagamentos, com um sistema de controle de cheias subterrâneos. Tudo é feito embaixo da terra, sem causar impacto em ruas movimentadas da cidade", explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Novo traçado - A obra de drenagem, que vai durar nove meses, está fazendo um novo traçado para o córrego Caranguejinho, que atualmente cruza terrenos das ruas desembargador Otávio do Amaral, Francisco Rocha, Padre Anchieta e Bruno Filgueira, provocando erosões e alagamentos.

O novo traçado do rio será desviado para as ruas Desembargador Otávio do Amaral, Padre Anchieta e Bruno Filgueira. Serão construídas galerias subterrâneas com profundidade de 8 metros e tubulações de 2,4 metros de diâmetro.

Os túneis estão sendo escavados nos pontos de estacionamento das vias, o que evita interrupção do trânsito. O tunnel linner plate, como é chamado, será escavado trecho a trecho, usando placas de aço com diâmetros de 2,4 metros.

A cada segmento de 50 metros serão construídas placas de retenção, com saída na partes superiores e inferiores, que vão regular a vazão da água, evitando cheias.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



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