Noticias
Voltar
Prefeitura retira 500 toneladas de lixo de rios e galerias

Prefeitura retira 500 toneladas de lixo de rios e galerias

Em nove meses, Curitiba já acumula a marca de mais de 500 toneladas de lixo que foram retirados de rios e galerias da cidade. O trabalho, executado em parceria pelas secretarias municipais de Obras Públicas e de Meio Ambiente, prepara a cidade para o período de chuvas fortes que começa com a chegada de verão e o aumento da temperatura.


"Estas ações são para melhorar o escoamento das águas e evitar cheias na cidade, retirando principalmente o lixo jogado indevidamente em rios e galerias", disse o prefeito Luciano Ducci.


Em média, as equipes retiram por mês cerca de 50 toneladas de lixo jogado em rios e galerias da cidade. Nesta semana, um dos trabalhos preventivos está sendo concluído na rua Olindo Caetani, no Uberaba, onde as equipes estão finalizando a limpeza de um canal extravasor. Ao longo de 1.250 metros, máquinas escavadeiras retiraram material vegetal acumulado, areia e muito lixo, depositado irregularmente.


"Nesta rua, o trabalho é para deixar o canal limpo, permitindo o escoamento das águas da chuva e evitando pontos de alagamentos na região próxima da Vila Audi/União", disse o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Prefeitura, Augusto Meyer Neto. De acordo com o diretor, foram usados mais de 12 caminhões para remover o lixo acumulado. "Infelizmente, há pessoas que jogam lixo no rio, que vão ajudar a provocar cheias, quando poderiam colocar usando o sistema de coleta de lixo da cidade, que hoje abrange 100% dos bairros de Curitiba", disse Meyer.


Outro trabalho de limpeza que foi concluído nesta quinta-feira (22) foi no rio Belém próximo da Vila das Torres. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente retiraram lixo jogado dentro do rio. Durante todo o dia, foram retirados sofás, cadeiras, garrafas plásticas, entre outros objetos.


Além destas limpezas, estão em obras 36 quilômetros de novas galerias pluviais na cidade. Nos últimos 12 meses, já foram entregues 47,9 quilômetros de novas tubulações, além da limpeza de mais de 43 quilômetros de rios.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná