Noticias
Voltar
Limpeza de 23 quilômetros de rios começa nesta segunda

Limpeza de 23 quilômetros de rios começa nesta segunda

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Curitiba dá início a obras de contenção e prevenção de enchentes de verão com a limpeza de 23 quilômetros de rios da cidade. A ordem de serviço para as obras, com investimentos de R$ 5,2 milhões, foi assinada pelo prefeito Luciano Ducci na última sexta-feira (4).


A partir deste mês, até março de 2012, nove escavadeiras hidráulicas farão a limpeza de 23 quilômetros de rios que cortam Curitiba. Ao todo serão retirados cerca de 250 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo dos rios e córregos.


"Além das obras de prevenção, serão feitas ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Esse trabalho é fundamental para evitar as cheias na época do verão", disse o prefeito Luciano Ducci.


As obras também envolvem as secretarias de Obras Públicas e Defesa Social, que mapeou todos os pontos críticos atingidos por alagamentos nos últimos dois anos e que foram atendidos pela Defesa Civil de Curitiba.


Educação ambiental - Quando começarem as obras duas equipes do Meio Ambiente vão ajudar na limpeza dos rios, além de fazer as ações de educação ambiental nas nove regionais da cidade. "Queremos que as pessoas que participam dos núcleos da Defesa Social sejam multiplicadoras das informações sobre o cuidado com os rios, não jogar lixo para preservar o meio ambiente", disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.


Os secretários municipais de Obras Públicas, Mário Tookuni, e da Defesa Social, Nazir Chain, também acompanharam a assinatura das ordens de serviço.


Saiba quais obras serão feitas nesta etapa:


  • contenção de margens na rua Diógenes do Brasil Lobato, no Bacacheri.
  • construção de muro de arrimo no Córrego Esmeralda, na rua Ismair Eufrásio de Siqueira, no Xaxim.
  • construção de muro de arrimo no afluente do Córrego Capão Raso, na rua Odair Pazello, no Capão Raso.
  • execução de muro de arrimo no Córrego Capão Raso, entre a rua Waldemiro Pereira e rua José Rodrigues Pinheiro, no Capão Raso.
  • execução de muro de arrimo no Afluente do Ribeirão do Muller, entre a rua Maria Homan Wisniewiski e rua Robert Redzimski, no CIC.
  • execução de desvio de galeria de águas pluviais na rua Doutor Constante Coelho, no Jardim das Américas.
  • construção de muro de arrimo na rua Francisco Maravalhas, no Uberaba.
  • construção de muro de arrimo na rua Joaquim Amaral, no Uberaba.
  • execução de muro de arrimo no Córrego Vila Izabel na rua Jornalista Caio Machado, no Fazendinha.
Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná