Noticias
Voltar
Ação integrada fecha três estabelecimentos noturnos em Curitiba

Ação integrada fecha três estabelecimentos noturnos em Curitiba

Seis estabelecimentos da região central de Curitiba foram vistoriados na noite desta quinta-feira (31), durante operação da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) em bares, restaurantes e casas noturnas. A operação, que prossegue nesta sexta-feira e sábado, mobiliza fiscais das secretarias municipais de Urbanismo e do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis), Corpo de Bombeiros e Ministério do Trabalho, além de um representante do Ministério Público e efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar.


Dos seis estabelecimentos vistoriados, três - Boteco Santi, Liqüe e James Bar - estão em dia com todas as condições de segurança, vigilância sanitária e meio ambiente, além da documentação.


Os outros três - Aos Democratas, Bar Curityba e Class Night Club - foram fechados por apresentarem pendências ou irregularidades. Entre os problemas constatados estão a existência de apenas uma rota de fuga para a saída de emergência, com saídas obstruídas na necessidade de evacuação do local, assim como aconteceu na tragédia boate da cidade de Santa Maria (RS); presença de alimentos mal conservados, vencidos e sem identificação de validade, além de cozinhas em situação precária; ausência de licença ambiental para permissão de uso de equipamentos sonoros.


A Prefeitura de Curitiba vai fazer cumprir todas as determinações do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Ministério Público para a reabertura dos locais fechados. Também vai manter o diálogo com entidades e empresários do ramo para que todos possam garantir a segurança de frequentadores e funcionários de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade.


O prefeito Gustavo Fruet determinou que sejam apurados eventuais casos de omissão recente em relação à fiscalização de bares e casas noturnas, assim como identificados os processos que já deveriam ter tido providências tomadas para garantir a segurança dos estabelecimentos comerciais em Curitiba.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná