Noticias
Voltar
Moradores da Vila Icaraí começam a deixar área de risco

Moradores da Vila Icaraí começam a deixar área de risco

A dona de casa Irene dos Passos da Silva, moradora há mais de uma década na Vila Icaraí, faz parte de um grupo de famílias que será realocado pela Prefeitura de Curitiba, até o final de junho, no Moradias União Ferroviária. O conjunto integra o projeto de realocação de famílias que vivem em situação de risco e de reurbanização da Vila Icaraí, que está em estágio avançado de execução. Das 419 casas previstas no projeto, 216 já foram entregues aos moradores e mais 51 residências serão entregues nos próximos 30 dias. O restante serão liberados até o final do ano.


Entre os beneficiários estará Irene, que vai ter uma casa novinha localizada a aproximadamente 300 metros de sua atual moradia. "Uma das minhas reclamações era que estava cadastrada na Cohab e estava demorando para ser chamada. A minha casa tá quase caindo", confidenciou a dona de casa, feliz em receber a notícia.


O Jardim Icaraí, inclusive, foi o local visitado pela prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, na tarde deste sábado (18). Acompanhada por secretários e representantes de diversos órgãos da administração municipal, Mirian andou pelas ruas da região, conheceu o barracão de reciclagem, vistoriou centros da prefeitura, como o CMEI Ruth Cardoso e o Centro da Juventude Audi/União, e visitou residências da comunidade.


Uma das visitas foi à casa de Irene - que havia conhecido Mirian Gonçalves durante a campanha do ano passado em uma das caminhadas da então candidata pela região. "Naquela ocasião havia dito a Irene que voltaria aqui. Voltei. Mas voltei não somente pela campanha, mas porque o Icaraí é uma situação crítica em Curitiba e que já tem uma boa intervenção da Cohab, com pessoas sendo realocadas", afirmou Mirian.


Regularização


O projeto estrutural que envolve a Vila Icaraí, no bairro Uberaba, é bastante amplo. De acordo com a assessora técnica da Cohab, Teresa Elvira Oliveira, numa fase posterior está prevista a urbanização de toda a área que vai beneficiar mais de 1100 famílias moradoras na região. A obtenção de recursos para mais essa grande intervenção está em tratativa com o governo federal.


O secretário municipal da habitação, Osmar Bertoldi, confirmou que além das 51 famílias que serão beneficiadas em junho, outras 152 vão receber suas casas em breve, finalizando assim o processo de realocação. "Depois será feita a urbanização e a regularização fundiária de toda essa região nos próximos anos", disse.

O secretário destacou também que com a intervenção da prefeitura já foi possível proporcionar aos moradores acesso a creches e centros de convivência, como o Centro da Juventude Audi/União, criando um ambiente muito mais agradável para viver.


A Vila Icaraí é uma das áreas que compõe o chamado bolsão Audi/União, localizado entre a BR-277 e a Avenida das Torres, ao lado do rio Iguaçu, no Uberaba.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná