Noticias
Voltar
Entrega do Plano de Contingência da Defesa Civil do Boqueirão

Entrega do Plano de Contingência da Defesa Civil do Boqueirão

Embora Curitiba não esteja na rota dos grandes desastres, o município já passou por situações complicadas em relação a eventos adversos, a exemplo da nevada de outubro de 1975. Também as históricas inundações havidas em 1983, 1994 e 1999, que deixaram a cidade em situação de emergência. Além dos desastres naturais, também podemos citar os de causa humana, dentre os quais se destaca a explosão de um caminhão que transportava dinamite no bairro Ahú, em 02 de setembro de 1976, quando 100 pessoas ficaram feridas e duas morreram, além de ter causado consideráveis danos materiais.


Com vista à prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação de situações relacionadas à defesa civil a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através de sua equipe, vem orientado as Administrações Regionais da cidade de Curitiba a desenvolverem seus Planos de Contingência tomando como base as diretrizes da Política Nacional de Defesa Civil.


O Administrador da Regional do Boqueirão Srº Augusto Meyer Neto e equipe estiveram na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba onde realizaram a entrega do Plano de Contingência de Defesa Civil da regional Boqueirão, ao Coordenador Técnico de Defesa Civil, Inspetor João Batista, e ao Supervisor Grubba.


Este plano foi elaborado em conjunto com as Subcomissões de Defesa Civil que compõem a Regional Boqueirão e contemplam um conjunto de procedimentos e ações que nortearão as subcomissões a prestar um atendimento rápido e eficaz, atenuando, desta forma, os impactos decorrentes de diversos tipos de incidentes, devolvendo a normalidade nos locais atingidos, proporcionando a máxima tranqüilidade e segurança às pessoas afetadas.


Durante a entrega o Administrador Regional enfatizou a importância do Plano de Contingência para a cidade de Curitiba, segundo o mesmo: "Este documento servirá de suporte no atendimento de situações de defesa civil, tanto no período de normalidade quanto no período de anormalidade, definindo a responsabilidade de cada setor, visando principalmente proteger a vida da nossa população, um exemplo de boa ação que podem ser desenvolvidas no período de normalidade é a limpeza dos rios e córregos buscando minimizar os danos nas áreas atingidas".


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná