Noticias
Voltar
Gabinete de Gestão Integrada discute segurança no trânsito

Gabinete de Gestão Integrada discute segurança no trânsito

O consumo de álcool e a segurança no trânsito foram alguns dos assuntos debatidos na 5ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal em Segurança Pública, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Prefeitura de Curitiba. Estavam presentes representantes de várias secretarias municipais e da Polícia Militar do Paraná, além do prefeito Gustavo Fruet.


"Todos os indicadores apontam a relação direta que existe entre trânsito e álcool", comentou o prefeito. "Por isso, os investimentos em campanhas educativas e a fiscalização serão cada vez mais intensos no município", disse.


O objetivo é aumentar a integração entre as várias áreas da administração municipal que podem contribuir para a redução das mortes no trânsito. O projeto Vida no Trânsito, coordenado pelas secretarias municipais do Trânsito e da Saúde, desenvolve ações efetivas que visam à redução no consumo do álcool, bem como da velocidade no trânsito.


"Ainda neste ano, terá início um trabalho intenso de conscientização junto a proprietários e funcionários de bares e casas noturnas, em relação ao consumo de álcool, especialmente pelo público jovem", antecipou o diretor de Política Pública Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba, Diogo Busse.


"Alguns loteamentos, como a Vila Lorena e o Conjunto Residencial Primavera, são frequentemente vítimas de alagamentos, problema que será minimizado com esta intervenção", diz o coordenador técnico. Segundo Meyer Neto, aquela região possui histórico de enchentes, o que motivou a ação preventiva antes da chegada do próximo verão.


Durante a reunião do GGI, foram apresentados dados de 2012, que cruzam informações das áreas de trânsito e saúde. Os números apontam, por exemplo, o aumento no número de acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas no período da noite e nos fins de semana.


Ações integradas


O programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, que leva orientações de defesa e segurança às escolas municipais, também foi abordado durante a reunião do GGI. Nos últimos anos, 221 mil pessoas receberam o treinamento. Através da parceria com a Defesa Civil municipal, as crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e conhecem os principais fenômenos naturais.


Atualmente, o GGI mantém várias câmaras temáticas de discussões. Entre outros assuntos tratados pelos grupos estão as ações integradas de segurança pública, a prevenção da violência contra a mulher, ações contra o vandalismo e pichação, política de prevenção ao uso de álcool e outras drogas e segurança no trânsito transporte e mobilidade.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná