Noticias
Programas da Prefeitura são premiados com Selo ODM

Programas da Prefeitura são premiados com Selo ODM

Cinco iniciativas da Prefeitura de Curitiba foram contempladas com o Selo Objetivos do Milênio (ODM). O selo é uma iniciativa do movimento Nós Podemos Paraná para reconhecer práticas que contribuem com o desenvolvimento local. A certificação foi na tarde desta quarta-feira (04) durante cerimônia na sede da Federação das Industrias do Paraná (Fiep), no Jardim Botânico.


Foram certificados com o Selo os programas Comunidade Escola, Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, o projeto EduCulturae a Semana de Estudos Pedagógicos (SEP).


O Projeto Poty, que oferece curso gratuito de webdesign a estudantes que participam de atividades nos portais do Futuro da Prefeitura de Curitiba, também foi contemplado com um prêmio.


As ações foram selecionadas entre 168 projetos desenvolvidos em 49 municípios do Paraná.


O Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social. "Este é o terceiro ano que as ações desenvolvidas nas unidades educacionais, com a participação de profissionais da educação, de parceiros e envolvendo as comunidades são contempladas", disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.


O reconhecimento serve de estímulo para o desenvolvimento de novas ações. "Mais do que reafirmar nosso trabalho para melhorar a vida das pessoas a partir da educação, o Selo é um estímulo para ações que respeitem e valorizem os oito objetivos do milênio", disse Roberlayne.


O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, elogiou a ação das prefeituras e empresas paranaenses cada vez mais adequadas aos objetivos considerados fundamentais para garantir a melhoria das condições sociais e ambientais da humanidade. "Nossa maior riqueza é o ser humano. Cada projeto aqui certificado comprova como temos trabalhado na construção de um mundo melhor, com seres humanos mais valorizados", disse Flávio Arns.


Também participaram da cerimônia o representante do Programa Pnud das Nações Unidas, Jorce Chediek, o presidente da Federação das Industrias do Paraná, Edson Campagnolo, o superintendente do Sesi no Paraná, José Antônio Fares, secretários estaduais e municipais, além do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni.


Programas


A Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), uma dos projetos certificados é a maior ação de formação continuada dos profissionais da educação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação. O evento, realizado anualmente, em dois períodos, oferece aos 18 mil profissionais da área a participação em debates, palestras e reflexões a partir do contato com especialistas em educação.


Certificado pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Comunidade Escola mantém abertas as escolas nos finais de semana, com centenas de atividades gratuitas nas áreas de cultura, esporte, empreendedorismo e lazer.


As atividades são voltadas a adultos e crianças e além de disseminar a cultura da paz e o envolvimento das comunidades com a preservação dos espaços públicos, as ações do programa fizeram das escolas espaços de convivência e promoção de conhecimento.


O trabalho desenvolvido pelo Programa Conhecer para Prevenir, prepara estudantes, profissionais das unidades escolares da rede de ensino para adotarem medidas seguras diante de acidentes e desastres. Desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Defesa Social, o programa oferece treinamento e ações simuladas que orienta as crianças e profissionais das unidades de ensino a agirem diante de incêndios, alagamentos, vendavais e outros desastres.


Projeto Poty


Desde março, 80 adolescentes dos portais do Futuro do Boqueirão e Bairro Novo já fizeram o curso de webdesign de 20 horas/aula, em contraturno escolar. É uma parceria com a UniCuritiba, que oferece as aulas dentro da universidade. "No segundo semestre, além de novas turmas, há a possibilidade de ampliação do projeto para outras áreas de conhecimento dentro da universidade", disse o diretor de Políticas Públicas Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba, Bruno Litwinski.


"Oferecer conhecimento de ponta a uma parcela de risco social é uma forma de prevenção às drogas", explicou. "Quanto mais alternativas esportivas, culturais e de educação os jovens tiverem, maior a probabilidade de que não se aproximem das drogas".


O estudante Guilherme Henrique dos Santos Vieira, 13 anos, que concluiu o curso no mês de maio, disse que foi uma experiência enriquecedora. "Antes eu não sabia mexer no computador", comentou. O adolescente pretende prestar vestibular para Publicidade e seguir carreira em planejamento, além de fazer mais cursos para aprimorar seus conhecimentos.


A estudante Thainá Pisani, 18 anos, que acaba de concluir o ensino médio, participou da primeira turma do curso. "Considero uma oportunidade muito boa para o meu futuro, pois quero trabalhar nesta área de elaboração de websites", afirmou. Moradora do bairro Alto Boqueirão, ela contou que não teria condições de freqüentar o curso com recursos próprios. "Tenho tido muitas oportunidades boas desde que comecei a freqüentar o Portal do Futuro, há um ano, onde pratico vôlei e faço outros cursos", disse.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná