Noticias
Crianças são treinadas para situações de emergência em escolas e CMEIs

Crianças são treinadas para situações de emergência em escolas e CMEIs

Um simulado mobilizou 162 crianças, com idades de três meses a 5 anos, e 30 servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dorothy, no Bairro Alto, na manhã desta segunda-feira (27). A ação faz parte do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, que orienta sobre como agir em situações de risco, evitar acidentes ou minimizar danos em casos de catástrofe.


Desenvolvido em unidades da Rede Municipal de Educação desde 2005, em parceria entre as secretarias municipais da Educação, Defesa Social e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o programa é realizado atualmente em 359 unidades da Secretaria Municipal da Educação, atingindo 85% das unidades escolares. Esta iniciativa já beneficiou aproximadamente 616 mil pessoas, entre estudantes, familiares e os profissionais da educação.


No CMEI Irmã Dorothy, orientado por integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em poucos minutos o grupo saiu do prédio e chegou à rua, com segurança e tranquilidade. "Para nós é muito importante este tipo de treinamento, pois ao saber que nossas crianças e equipe estão preparados para eventuais emergências, temos mais segurança para trabalhar no dia a dia", disse a diretora do CMEI, Camila Martins de Oliveira.


A coordenadora regional do Conhecer Para Prevenir, Kathryn Souza, explicou que aquele tipo de evacuação total do prédio poderia acontecer num caso de incêndio, alagamento ou até mesmo um destelhamento provocado por vendaval.


"Em situações assim, as crianças saem enfileiradas, conduzidas por um líder e seguindo as rotas de fuga sinalizadas no piso do CMEI", informou Kathryn. Os bebês são colocados em berços com rodinhas e retirados rapidamente do prédio.


Ao ouvir a sirene do simulado, que sinalizava um suposto início de incêndio em uma das salas do CMEI, o pequeno Felipe Gabriel de Jesus, de 5 anos, sabia exatamente o que fazer. "Vou sair seguindo as setas pintadas no chão", disse. Ao seu lado, o colega Murilo de Oliveira, também sabia quais eram as orientações. "Vamos sair em filas ouvindo as instruções".


O supervisor da Guarda Municipal Paulo César Bara, que conduziu o treinamento, explicou que os treinamentos com os estudantes são realizados com frequência quinzenal pelos núcleos regionais. "Uma vez por semestre a nossa equipe da Defesa Civil vai até as instituições para fazer a avaliação do procedimento", disse.


O guarda municipal informou ainda que o Conhecer Para Prevenir, da Prefeitura de Curitiba, é considerado um programa modelo e está sendo implantado em várias instituições privadas de ensino.


Projeto


Há dez anos, quando começou a ser realizado como projeto piloto nas unidades do Núcleo Regional da Educação na Matriz, o Conhecer Para Prevenir apresentou resultados positivos que incentivaram sua ampliação para o restante da rede de ensino.


Houve o desenvolvimento de um projeto técnico prevendo a realização de atividades pedagógicas para as crianças e estudantes além da montagem de Planos de Preparação para Emergências Locais nas unidades da Secretaria Municipal da Educação. Junto ao treinamento, a Cartilha Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir é distribuída aos participantes do programa, com orientações divertidas sobre segurança e proteção das pessoas em seu dia-a-dia em família, especialmente em relação a suas moradias.


Em 2012 foi publicado o Decreto 944/2012, regulamentando as ações do programa, indicando a composição do Grupo Gestor, Coordenação Regional e Equipes das Unidades da Secretaria Municipal de Educação.


Em dezembro de 2014, foi promulgada pela Prefeitura Municipal de Curitiba a Lei Municipal n° 14.579 que Dispõe sobre a implantação e manutenção do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir, em todas as instituições de Ensino em Curitiba.


No ano passado, das quatro iniciativas da Prefeitura de Curitiba que foram contempladas com o Selo Objetivos do Milênio (ODM), uma delas foi o programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná