Noticias
Prefeito assina ordem de serviço para novas obras de drenagem no Boqueirão

Prefeito assina ordem de serviço para novas obras de drenagem no Boqueirão

O prefeito Gustavo Fruet assinou nesta quarta-feira (12) mais uma ordem serviço para obras de drenagem e contenção de cheias, na região do Boqueirão. A assinatura ocorreu durante a realização da quarta consulta pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. O encontro com a população foi realizado na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no Boqueirão. A obra prevê a desobstrução de 1.778 metros de galerias de águas pluviais, na Rua João Batista Zagonel Pessoa, entre as ruas Francisco Derosso, Arthur Muller, David Town e Ribeirão dos Padilhas.


O prefeito observou que o investimento de R$ 1 milhão soma-se a outros realizados pela Prefeitura em obras de drenagem na região, entre elas, a limpeza de aproximadamente 7,3 mil metros de canais, rios e córregos em toda a Regional Boqueirão, que abrange quatros grandes bairros da região sul da cidade - Boqueirão, Xaxim, Alto Boqueirão e Hauer - e abriga em torno de 240 mil habitantes.


"Graças a estas obras, nós, pela primeira vez em muitos anos, não tivemos o registro de nenhuma família desabrigada na região por ocasião das últimas chuvas", comentou o prefeito.


Além das obras de drenagem, Gustavo Fruet destacou uma série de outras intervenções feitas pela Prefeitura na regional. Entre elas, o prefeito reforçou o investimento em educação e saúde, com as reformas de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a construção da unidade Fazenda Boqueirão II. Na área de saúde, foram revitalizadas cinco unidades e mais oito estão em execução de reformas.


No total, foram encaminhadas 93 sugestões às nove mesas disponíveis. Outras 165 questões foram depositadas nas urnas e 122.490 mil pessoas foram alcançadas nas mídias sociais (Twitter e Facebook).


Durante as duas horas de consulta, o prefeito atendeu aos moradores pessoalmente. Alguns deles foram agradecer por pedidos já atendidos. Foi o caso de Júlio Maldonado, comerciante, dono de uma galeria de lojas, que teve resolvida uma demanda para a liberação de alvarás. "Fiz o pedido na consulta da LDO, em abril, para que fosse agilizada a liberação da indicação fiscal do imóvel. O pedido foi atendido e agora eu vim agradecer ao prefeito", disse.


Segundo ele, a resolução da questão beneficiou 60 pequenos lojistas que utilizam a galeria. "Às vezes as pessoas dizem que não adianta comparecer às consultas, que não resolve nada. O meu caso mostra que adianta, sim, que dá certo e funciona", declarou.


O morador Paulo Roberto Natal também relata ter uma boa experiência nas consultas públicas, das quais é um frequentador assíduo. "No ano passado solicitamos a implantação de dois sinaleiros nas ruas Carlos de Laert e Bom Jesus de Iguape e fomos atendidos pela Prefeitura", relata.


A rodada de consultas públicas da LOA 2016 conta com um total de nove reuniões, uma em cada regional de Curitiba, e segue até o dia 20 de agosto.


Estiveram presentes na consulta o administrador regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto, e os vereadores Hélio Wirbiski, Julieta Reis, Dirceu Moreira, Cacá Pereira, Beto Morais, Mauro Inácio, Giuliano Fernandes, Chicarelli, Tito Zeglin e Tiago Gevert.


Canais


Além das sugestões feitas pessoalmente, também é possível enviá-las por meio das urnas instaladas em todas as nove administrações regionais de Curitiba. Para isso, deverá ser preenchido o formulário para o processo de consulta pública. Outros caminhos são para o encaminhamento de demandas são os perfis da Prefeitura nas redes sociais (Twitter e Facebook), Central 156 e através do acesso ao sistema LOA/LDO disponível no endereço www.curitiba.pr.gov.br/participe.


Modelo


O espaço da consulta pública é organizado em grupos, divididos por assuntos afins - saúde; educação; habitação; ação social; cultura, esporte, lazer e juventude; trabalho, turismo e desenvolvimento econômico; gestão e serviços; estrutura da cidade; e mobilidade.


As perguntas que não forem respondidas na consulta (caso a pessoa não esteja presente, ou ainda, caso o tempo da consulta esteja esgotado), terão as respostas enviadas via e-mail, telefone ou correios em, no máximo, quatro dias úteis.


A Lei Orçamentária Anual é a proposta detalhada do orçamento que será executado pela Prefeitura no ano que vem. Depois de discutido com a população, o documento será apresentado em uma audiência pública final, no dia 28 de setembro, para em seguida ser encaminhado para a Câmara Municipal.


VEJA DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS CONSULTAS PÚBLICAS


Próximas Consultas Públicas
Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná