Noticias
Defesa Civil de Curitiba completa 30 anos

Defesa Civil de Curitiba completa 30 anos

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, são comemorado os 30 anos de criação do primeiro serviço de defesa civil da cidade de Curitiba. Criado na gestão do então prefeito Maurício Fruet, por meio da lei municipal n.º 6.725, foi instituída como Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC).


Para marcar o aniversário, o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor João Batista dos Santos, o coordenador e secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Pleno, coronel Renê Witek, e o superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social, Antonio Rudolfo Hanauer, entregaram ao prefeito Gustavo Fruet uma placa comemorativa como gesto de agradecimento pelo compromisso com as ações preventivas e comunitárias de segurança comunitária em favor do sistema de defesa civil da cidade.


O coronel Witek, que foi assessor militar do então prefeito Maurício Fruet e atuou na elaboração da lei e na implantação da defesa civil em Curitiba, fala um pouco dessa história. "Orgulho dessa cidade humana, em que as pessoas são solidárias por natureza, e contam com um serviço que organiza e transmite segurança para a comunidade, mas que não descuida da parte educacional e preventiva desse trabalho", disse.


Ele lembra que a implantação da COMDEC se deu em resposta às tragédias causadas pelas fortes chuvas e inundações ocorridas nos anos de 1983 e 1984 no Sul do Brasil e que afetou milhares de famílias curitibanas. "Naquela época e até a criação propriamente da lei, desenvolvemos um sistema operacional bastante simples, mas eficaz: eu ficava com os telefones de contato de um representante por setor de trabalho na Prefeitura - responsáveis pelo transporte coletivo, alimentação, escolas para abrigamento e pela arrecadação de donativos, entre outros - e quando acontecia qualquer problema, me instalava na sede do Corpo de Bombeiros e acionava essa rede", conta.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná