Noticias
Ribeirão dos Padilhas passa por limpeza para prevenção de enchentes

Ribeirão dos Padilhas passa por limpeza para prevenção de enchentes

O Ribeirão dos Padilhas, no bairro Alto Boqueirão, está sendo limpo por equipes da Prefeitura de Curitiba. O trabalho começou no início desta semana e deve ser concluído até a segunda quinzena de janeiro, com o uso de escavadeira hidráulica. O trecho de aproximadamente 7 quilômetros recebeu limpeza em junho e agora o mesmo trabalho é feito principalmente nos pontos críticos de acumulação de areia e sedimentos.


Com o serviço, a intenção é melhorar o escoamento e fazer a prevenção no caso de muita chuva, minimizando possibilidade de alagamentos.


No momento, a máquina está trabalhando próximo à Vila Érico Veríssimo, na marginal da Rua Campina da Lagoa, com serviços executados pela secretaria Municipal de Obras Públicas.


"Os trabalhos preventivos de limpeza e desassoreamento dos rios e canais, que na gestão do prefeito Gustavo Fruet estão ocorrendo frequentemente, estão minimizando os impactos das chuvas", disse o administrador da Regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto.


Para Osman Pestana de Moraes, de 68 anos, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Nossa Senhora do Pilar, a medida de prevenção é essencial. "Acompanhamos de perto os trabalhos de limpeza realizados no Ribeirão dos Padilhas, sempre junto com a Regional e os núcleos de proteção e defesa civil. É um trabalho que há muito tempo não ocorre na região e que é fundamental para melhorar o escoamento das águas e evitar enchentes", disse Osman, que foi eleito para representar Curitiba e o Paraná na Conferência Nacional de Defesa Civil.


"Se o rio não estiver limpo, o pior vai acontecer. É um trabalho que precisa ser reconhecido" disse João Martins, vice-presidente da associação.


Representantes homenageados


A Regional Boqueirão prestou uma homenagem ao grupo de agentes voluntários, dos bairros que abrangem a regional, e integram os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários (Nupdec's).


Para Augusto Meyer Netto, os representantes são os olhos das ocorrências. "Eles auxiliam enormemente a Regional Boqueirão nos eventos de Defesa Civil. Só na Regional Boqueirão temos homologados cinco Nupdec´s que são: Carmo, Esmeralda, C.R. Boqueirão, Jardim Paranaense e Pantanal. São nossos olhos nas ocorrências, bem como na prevenção", afirmou o administrador.


Itinerário


Outra ação da Prefeitura em conjunto com a Urbs, realizada próxima ao local da limpeza no Ribeirão dos Padilhas, foi a ampliação do itinerário da linha do ônibus Érico Veríssimo/Pantanal. Após reuniões com a equipe da Regional Boqueirão, a antiga reivindicação foi colocada em pauta e atendida. Agora a linha segue por mais seis quadras, passando pela Vila Nossa Senhora do Pilar.


Desde o dia 12 de dezembro, a linha teve seu itinerário estendido (veja no mapa) pelas Ruas Campina da Lagoa, Travessa Elizabete Charlote Brand. A comunidade comemorou a mudança que beneficiou mais de 500 famílias e transferiu também o ponto final para um local mais seguro.


O comerciante Rogério Moraes de Souza, de 56 anos, uma das lideranças da comunidade, percebeu a mudança. "Quem andava cinco, seis quadras longas, agora tem o ponto de ônibus perto de casa. Beneficiou a todos, do trabalhador que pega cedo ao estudante que chega tarde da noite", comentou Souza.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná