Noticias
Defesa Civil prepara a comunidade para reduzir danos e riscos

Foto de uma viatura da Defesa Civil, com alunos de uma escola saindo do portão principal ao fundo.

Um conjunto de ações estratégicas garantiu que a gestão do prefeito Gustavo Fruet superasse um desafio importante: evitar desabrigados durante as ocorrências de chuvas em Curitiba. Esse resultado foi possível graças a uma série de ações, como obras de contenção, drenagem, desassoreamento de rios e relocação de famílias de áreas de risco. Atualmente, somente em obras de drenagem, a Prefeitura tem R$ 146 milhões em andamento.


Na outra ponta, é o trabalho da Defesa Civil de Curitiba que garante a redução de danos e riscos com o atendimento de populações que ainda possam ser atingidas por intempéries, ocorrências climáticas e incidentes. Em Curitiba, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba (Compdec) atua nas dez subprefeituras com o objetivo de desenvolver ações e programas para aprimorar, cada vez mais, o sistema de resposta da comunidade e da Defesa Civil nas situações emergenciais.


Em Curitiba, 33 Nupdecs cadastrados preparam voluntários e colaboradores para enfrentamento em acidentes naturais, como alagamentos e inundações. Os voluntários dos núcleos comunitários recebem orientações e treinamento em 12 horas de capacitação em conteúdos como a estruturação e funcionamento da Defesa Civil, voluntariado, noções básicas e cuidados domésticos (Defesa Civil no Lar), prevenção e combate a incêndios, noções de primeiros socorros, o Plano de Preparação de Emergência Local (PPEL) e o Sistema de Comando de Incidentes (SCI).


Os núcleos descentralizam a atuação da Defesa Civil e ampliam a rede de multiplicadores de informação com pessoas preparadas para fortalecer a ação preventiva nos bairros e comunidades de Curitiba. O objetivo principal é envolver as comunidades, principalmente aquelas situadas em áreas de risco, no processo de construção de um ambiente favorável a mudanças de comportamento. Desde o programa foi criado, 2.590 voluntários passaram pelos cursos de capacitação. Pelo aplicativo Whatsapp, moradores são comunicados sobre ocorrências ou possíveis problemas no bairro.


O foco de trabalho está na redução de riscos, desastres e nas atividades de prevenção para períodos de anormalidade, métodos de alertas em caso de incidentes ou desastres; auxílio e realização de abandono da área atingida conforme procedimentos de segurança contidos no PPEL; dar apoio às equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, com socorro e resgate às vítimas de incidentes ou desastres e auxiliar na instalação e administração de abrigos provisórios.


Ação nas escolas


No programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), realizado em parceria entre a Compdec e a Secretaria Municipal da Educação, coordenadores das subsecretarias atuam nas dez subprefeituras de Curitiba em atividades desenvolvidas nas unidades, instruindo e preparando a comunidade em torno das escolas - estudantes, professores, funcionários e pais - para saber como agir em casos de acidentes ou situações que envolvam abandono do prédio, como incêndios e inundações.


Mais de 762 mil pessoas já se beneficiaram com as ações promovidas pelo programa por meio da realização de treinamentos simulados de emergência e capacitação, incluindo diversas atividades de orientação, prevenção e conscientização. Em 2016, foram realizados 870 simulados de emergência nas unidades escolares municipais participantes do CPP.


"A comunidade recebe informações sobre o sistema de Defesa Civil do Município, a legislação pertinente ao tema, os formulários de avaliação, manuseio e cuidado com os equipamentos, sinalização, saídas de emergência e rota de fuga, a organização dos grupos de abandono, socorro e de emergência, procedimentos com a rede de abastecimento de GLP, entre outras orientações", informou o coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor João Batista dos Santos.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná