Noticias
Defesa Civil vai preparar brigadistas para as unidades de saúde

Defesa Civil vai preparar brigadistas para as unidades de saúde

A Coordenadoria da Defesa Civil da Prefeitura está começando neste sábado (3/3), a partir da Unidade de Saúde Parolin (Regional Portão), a fase experimental do Plano de Preparação para Emergências nos espaços da rede municipal de saúde. O primeiro passo da iniciativa é a capacitação para brigada de emergência, que será oferecida no local à equipe do serviço de saúde. Cerca de 30 pessoas são esperadas.


Durante oito horas de formação teórica com os representantes da Defesa Civil Rodrigo Alípio e Marcelo Santos, os participantes serão instruídos sobre como agir em situações como incêndios, ataques de abelhas, desastres naturais e invasão da unidade.


Depois dessa capacitação, os participantes passarão à elaboração do plano de emergência, com suporte de instrutores da Defesa Civil. A seguir, serão preparados para executar o plano e, por último, farão duas simulações. A previsão é de que a primeira ocorra neste primeiro semestre e a outra até o mês de dezembro.


Como na educação - "Isso é mais segurança e proteção para a comunidade porque vai formar brigadistas aptos a tomar as decisões cabíveis de forma organizada e sistemática", explica o coordenador da Defesa Civil municipal, Nelson Ribeiro, que participou da abertura do evento.


A meta, diz ele, é ter uma ação tão eficiente na saúde como é o programa Conhecer Para Prevenir (CPP) na educação. O CPP, como é conhecido, tem brigadistas entre alunos, professores e demais trabalhadores das 208 creches e 185 escolas municipais. Com 13 anos de história em Curitiba, já recebeu dois prêmios.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná