Noticias
Servidores da FAS participam de curso para atendimento a emergências

Servidores da FAS participam de curso para atendimento a emergências

Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) participaram de um curso para aperfeiçoamento do trabalho em situações de emergência, como enchentes e incêndios. A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira (12/12), na sede da FAS foi oferecida pela Secretaria Municipal da Defesa Social, e reuniu funcionários que trabalham diretamente em casos de calamidade, como supervisores regionais e funcionários administrativos.


Durante toda a tarde, os técnicos receberam informações do papel das secretarias municipais acionadas em casos de emergência, como Abastecimento, Educação e Saúde, além da FAS e Defesa Social. Divididos em seis grupos, os servidores fizeram ainda simulados de situações de emergência e começaram a elaboração do Protocolo de Atendimento da FAS.


O diretor administrativo da FAS, Luciano Dalnegro, explica que as propostas definidas pelos grupos serão reunidas em um documento a ser aprovado pelas diretorias e presidência da instituição. "Esse encontro é extremamente necessário, em virtude da qualificação dos trabalhos e de evitar o desperdício de recursos", disse.


O coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, que orientou o curso, destacou ainda a importância do trabalho de prevenção. Segundo ele, cada regional de Curitiba tem um plano de contingência para situações emergenciais que devem ser revisados todos os anos pela Defesa Civil e servidores. "Precisamos estar atentos porque existem alterações nos territórios e as áreas de atenção mudam", explicou.


O curso Ação Social em Emergências tratou ainda da estrutura da Defesa Civil - que é composta pela Defesa Social, FAS e secretarias da Educação e Abastecimento -, e o plano de contingência e administração de abrigos.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná