Noticias
Equipes do Sites treinados em primeiros socorros


Cerca de 100 pessoas, entre atendentes e motoristas do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites), participaram da formação em primeiros socorros ministrada pela equipe da Defesa Civil de Curitiba. O curso foi ministrado na segunda-feira (22/7), no Salão de Atos do Parque Barigui.


"As equipes saem preparadas para atender os estudantes com deficiência, que embarcam no transporte todos os dias, em casos de emergência", afirma o chefe de planejamento da Defesa Civil, Marcelo Santos.


Antes da capacitação, a Defesa Civil fez uma pesquisa prévia. No começo do mês, os integrantes foram até o terminal de ônibus do Sites destinado à pessoas com deficiência, no Cristo Rei, para fazer o primeiro contato e coletar informações sobre como é feito o embarque e desembarque, além do trabalho da gerência, atendentes e motoristas.


Com esse subsídio, durante a aula eles puderam pontuar as principais necessidades diárias de motoristas e atendentes do serviço, repassando instruções em circunstâncias diversas de emergências clínicas e primeiros socorros.


"No dia a dia de trabalho observei a necessidade de ter uma palestra sobre primeiros socorros. Os profissionais ficam duas horas dentro do veículo e é essencial que saibam o que fazer numa situação de convulsão ou epilepsia", aponta a gerente do Sites, Paola Valentin.


Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o evento teve a simulação de emergências. Os instrutores da Defesa Civil, Marcelo Santos e Rodrigo Alípio, tiveram a contribuição dos participantes para o treinamento prático.


Na hora do desespero, se você não tem conhecimento, fica perdido e acaba sendo pior. A capacitação melhora o atendimento e passa mais segurança para os alunos”, comenta a atendente Sandra Mara Avelino.


Há 17 anos no Sites, a atendente Ana Lídia Pires, de 37 anos, destacou que a palestra também foi válida para padronizar o que deve ser feito em caso de acidentes de trânsito.


Serviço


Há 35 anos em Curitiba, o Sites transporta 2,3 mil alunos com deficiência motora ou mental dos bairros para as escolas.


São 60 ônibus e 56 linhas, no total. Destas, 21 linhas que passam pelo terminal Sites, no Cristo Rei, e outras 35 são diretas entre bairro e escola. Dentro de cada veículo, dois atendentes e o motorista são responsáveis pelo transporte dos estudantes com segurança.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@smds.curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná