Noticias
Curitiba passa a contar com o Centro de Gerenciamento de Riscos


A Defesa Civil de Curitiba passa a contar com um Centro de Gerenciamento de Riscos. Instalado na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, o espaço preparado para monitorar situações de emergência conta com equipamentos tecnológicos que incluem telas de vídeo wall e uma sala de gerenciamento de crise.


A partir do Centro de Gerenciamento de Riscos é possível acompanhar em tempo real as condições climáticas pela cidade, com o suporte de imagens das mais de mil câmeras do poder público municipal.


O aparato vai auxiliar a equipe da Defesa Civil a monitorar as condições do tempo, no controle de ocorrências e a receber informações de diversos bancos de dados integrados para o gerenciamento de desastres. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca na tarde desta segunda-feira (21/10).


"A rede da 'Prefeitura que não dorme' se somará a essa estrutura que é o começo da nossa muralha digital", afirmou Greca. Há, também, câmeras para a realização de videoconferências com as Administrações Regionais, órgãos do Estado e da União.


"Nossos servidores regionais, guardas municipais, policiais, bombeiros e Defesa Civil poderão se comunicar imediatamente em caso de um problema grave que afete nossa cidade, para dividir esforços e solucionar a situação rapidamente", explicou o prefeito.


"São todas essas pessoas que protegem nossa cidade, a partir da interface possibilitada pela tecnologia da informação. As máquinas são úteis com pessoas qualificadas operando-as", completou Greca.



Pronta-resposta


O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, destacou a agilidade no atendimento às ocorrências - a Defesa Civil soma mais de mil neste ano - e a preparação contínua das equipes: mais de 3 mil capacitações desde janeiro, de acidentes domésticos a como proceder em intempéries climáticas.


"A maioria das pessoas só lembra da Defesa Civil quando acontece um grande problema, mas nosso pessoal se prepara continuamente para atender o cidadão", ressaltou Rangel.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 400 mil na gestão de riscos e na construção da resiliência na cidade, sendo R$ 185 mil provenientes de emendas parlamentares. Os recursos possibilitaram a aquisição de viaturas e materiais.



Capacetes para a Guarda


Junto com a inauguração do Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos, o prefeito fez a entrega de 100 novos capacetes para o Grupo Tático de Motos (GTM) da Guarda Municipal.


São acessórios escolhidos pela segurança para a atividade, testados em condições extremas com base em padrões mundiais de qualidade. Com abertura em 180 graus, possui visor solar, óculos interno, forração com inserções refletivas, casco ventilado com entradas de ar superior e frontal e saída de ar traseira, e proteção contra raios ultravioletas.


O capacete está preparado para a instalação de intercomunicador. "É um investimento consistente para nossas equipes que precisam chegar rapidamente a um local de emergência ou fazer perseguição a suspeitos", disse o secretário Rangel.


Participaram da inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; os administradores regionais da CIC, Raphael Keiji Assahida; do Portão/Fazendinha, Gerson Gunha; do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; do Tatuquara, Jadir Silva de Lima; do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o superintendente da Defesa Social, Odgar Nunes Cardoso; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; e os vereadores Dr. Wolmir, Rogério Campos, Edson do Parolin, Mauro Bobato, Alex Rato e Beto Moraes.


Também prestigiaram o evento a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; o diretor do sistema de urgência e emergência de Curitiba, Pedro Henrique de Almeida; o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Ricardo Silva; o coronel Raul Kleber de Souza Bueno, responsável por assuntos civis da 5ª Divisão do Exército Brasileiro; major Eduardo Pinheiro, subcomandante do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros; major Pedro Wagner Ogaki Malacrida, do 7º Grupamento; e representantes da Defesa Civil de Araucária, Campina Grande do Sul, Contenda, Fazenda Rio Grande e Quatro Barras.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@smds.curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná