Noticias
Defesa Civil apresenta soluções de Curitiba em evento internacional


A Defesa Civil de Curitiba participou do evento internacional do grupo Connective Cities, em Niterói (RJ), que aconteceu nos dias 26 a 28 de novembro. Representantes de cidades do Brasil, Alemanha, Argentina, Colômbia, Equador e México participaram da iniciativa e discutiram sobre a resiliência climática e desenvolvimento urbano.


"Quando a cidade recebe o impacto de um evento climático, a resiliência permite que ela se restabeleça de forma mais rápida. Neste encontro nós compartilhamos o que cada local está fazendo para auxiliar neste processo", afirma o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.


Os participantes trocaram experiências, conhecimentos, boas práticas e estratégias. Além de formularem projetos que auxiliem antes, durante e depois de um evento climático local, nacional e internacional.


Gerenciamento de riscos


No encontro, o coordenador da Defesa Civil de Curitiba apresentou o Centro de Gerenciamento de Riscos, lançado no mês de outubro para monitorar as condições climáticas da cidade.


A tecnologia foi o principal foco da apresentação. A sala equipada com telas de vídeo wall permite que a equipe monitore as condições do tempo, além de auxiliar no controle de ocorrências e recebimento de informações de bancos de dados integrados.


"O centro contribui diretamente para um melhor gerenciamento de desastres. Nós podemos fazer um acompanhamento e consequentemente um atendimento mais eficiente", acrescenta Ribeiro.


O coordenador ainda discutiu sobre as iniciativas que a Defesa Civil tem em Curitiba para a resiliência climática, como a gestão integrada através da articulação com diversos setores municipais e o Conhecer Para Prevenir (CPP) que prepara instituições de ensino para o enfrentamento de situações de emergência.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@smds.curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná