Noticias
Defesa Civil faz simulados e curso de atendimento a emergências com produtos perigosos

Defesa Civil faz simulados e curso de atendimento a emergências com produtos perigosos

A Defesa Civil de Curitiba participa, durante esta Semana Nacional de Redução de Desastres, de duas atividades simuladas de preparação para emergências. A programação municipal inclui também o lançamento de um curso voltado ao atendimento de emergências com produtos perigosos para órgãos que podem ser acionados em caso de necessidade.


O primeiro simulado, marcado para a manhã de terça-feira (19/10), será na Câmara de Vereadores e recriará uma situação de incêndio no prédio. “Será a primeira atividade prática de abandono e com resgate de vítima realizada no Legislativo Municipal, com a equipe de funcionários brigadistas”, informa o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro. A atividade contará ainda com bombeiros e guardas municipais.


No dia seguinte, quarta-feira (20/10), o simulado terá como foco um vazamento de óleo na região do Rio Bonito, no bairro Caximba. Com participação da comunidade local e coordenada pela Transpetro, a atividade será a primeira realizada nesses moldes na cidade.


“Vamos recriar um ambiente no qual uma escavadeira supostamente rompe a rede de tubulação, provocando o vazamento que pode atingir terrenos e o lençol freático, além de odor característico”, explica o coordenador da Defesa Civil. De acordo com ele, quase todas as ocorrências emergenciais relacionadas à rede de gás no trecho urbano são por vazamento ou perfuração da tubulação.


A preparação à situação de risco acontecerá nas imediações das ruas Maria Luzardi Bertoldi e General Luiz Carlos Pereira Tourinho, próximas ao Parque Yberê, de modo que todos os envolvidos sigam as orientações que devem ser adotadas em um quadro real. A ação vai envolver servidores da Administração Regional do Tatuquara, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito (Setran), Guarda Municipal, Secretaria da Saúde e Distrito de Manutenção Urbana.


O alerta à comunidade sobre o simulado começou a ser feito esta semana, a partir de conversas com a Administração Regional e com informação por áudio transmitida das viaturas da Guarda Municipal. Foram convidados para a atividade representantes da Defesa Civil de Araucária e do Estado, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Copel e Sanepar.


Recomendação


A realização de simulados como forma de preparar na prática a comunidade para o enfrentamento a situações de emergência, de preferência uma vez ao ano, é uma recomendação prevista na Norma de Procedimento Técnico (NPT) 17 do Corpo de Bombeiros do Paraná.


Capacitação à rede de fiscalização


Na capital, a Semana Nacional de Redução de Desastres termina com o lançamento do curso de atendimento a emergências com produtos perigosos, voltado a representantes de instituições que atuam diretamente com essa natureza de ocorrência.


Com público estimado em 40 pessoas, a capacitação ministrada pela Defesa Civil do município tem como convidados a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal, Setran, Exército e Defesa Civil do Estado.


O curso, que terá duração de uma semana, será aberto pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e inclui módulos de legislação sobre produtos perigosos, primeiros socorros a serem adotados em ocorrências que envolvam essa natureza de produto, atendimento a múltiplas vítimas, gerenciamento de crise e instrução de fiscalização do transporte de produtos perigosos.


O encerramento também terá um grande simulado de acidente envolvendo produtos perigosos, programado para o dia 29, no Parque Barigui. Como contrapartida, no mês de novembro a ANTT promoverá uma capacitação aos agentes fiscalizadores de produtos perigosos.


Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná