Noticias
Voltar
Comunidades são parceiras da Defesa Civil

Comunidades são parceiras da Defesa Civil

Os Núcleos da Defesa Civil Comunitária (Nudec) do Bairro Alto, Mahikari (Matriz) e do Plano de Auxílio Mútuo da CIC (PANCIC) foram reconhecidos oficialmente pela Secretaria de Defesa Social, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (13). Estes são os primeiros núcleos capacitados por agentes da Defesa Civil de Curitiba para atuar em situações emergenciais ou de risco iminente.


"Este é um dia histórico para a Defesa Civil. Estamos selando um trabalho conjunto da administração pública com a comunidade", diz o coordenador técnico da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro. "Graças a esta parceria, posso afirmar que o que fazemos em Curitiba em termos de Defesa Civil é referência para as outras cidades do país".


De acordo com os contratos de gestão, assinados pelos secretários municipais e pelo prefeito Luciano Ducci, até o final deste ano, cada uma das nove Administrações Regionais deverá contar com, ao menos, um núcleo. As administrações deverão indicar as áreas de maior vulnerabilidade.


Nos núcleos do Bairro Alto e Mahikari mais de 60 agentes receberam treinamento em defesa civil, primeiros socorros e plano de preparação para emergência. No PANCIC, são 23 empresas participantes.


O coordenador do núcleo Mahikari, Jairo Balmant de Oliveira, confirma o sucesso da parceria. "Já tínhamos uma brigada e trabalhávamos dentro das nossas possibilidades. Mas, com a orientação da Defesa Civil, hoje temos condições de agir melhor nos momentos de emergência", garante ele.


O superintendente da Secretaria da Defesa Social, Osni Stival, explica que a formalização do Nudec atende a pedido do prefeito. "O prefeito Luciano Ducci se preocupa muito com a gestão da Defesa Civil. Cada vez mais, temos a força da comunidade ao nosso lado, somos todos uma equipe. Se insistirmos neste trabalho de conscientização, estaremos mais preparados", diz.

Capacitações

Em um evento adverso a possibilidade de alguém sofrer alguma queda, escorregar ou se machucar é muito grande. Para isso precisamos de pessoas capacitadas para atender àquele que necessitar de ajuda.


Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.



Telefones
© 2009 - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC
Rua Capitão Souza Franco, 13 - Bairro: Batel - CEP: 80.730-420
defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Curitiba - Paraná